Escondidinho de carne seca com purê especial de batatas






Hoje é sexta-feira! O final de semana está só começando! E nada mais justo do que caprichar no almoço de hoje. Nada de arroz e feijão, vamos de comida Nordestina. Aliás, vai ser a primeira vez que vou experimentar um escondidinho... Antes dessa vida de casada, onde a gente tem que cozinhar e caprichar sempre, eu era (posso usar o verbo no passado, sim!) muito difícil para comer, eu escolhia sempre o tradicional, algo que eu conhecia para não errar... Mas, aos poucos, isso está mudando e eu fico feliz por isso! O segredo? O casamento e a culinária juntos! O casamento porque temos gostos e costumes diferentes e eu não posso fazer só o que eu gosto... e a culinária porque como ainda estou aprendendo, ela me ajuda a inventar moda na cozinha...rs


Que bom! Tudo muda não é mesmo? Por isso, mais do que nunca que o almoço de hoje vai ser duplamente especial! E quero que o de vocês também seja especial!





Beijos e um ótimo final de semana à todos!!!


Cintya Maria








Escondidinho de carne seca com purê especial de batatas





160 g de carne seca dessalgada (de acordo com as instruções do pacote da carne seca), cozida e desfiada


01 colh (sopa) manteiga sem sal (pode ser margarina também)


50 g de bacon picado em cubinhos


01 cebola pequena picadinha


03 dentes de alho bem picadinhos


02 tomates com semente, bem maduros picados em pedaços pequenos


1/2 xíc (chá) água


Queijo parmesão para gratinar





Preparo da carne:





Em uma panela no fogo baixo, aqueça a manteiga e em seguida acrescente o bacon. Frite o bacon até que ele esteja dourado. Adicione a cebola e o alho e deixe dourar também. Depois disso, coloque a carne seca, os dois tomates picados e a água. Deixe apurar bem (+/- 20 min). Desligue o fogo e reserve.





Atenção: eu não coloquei sal porque a carne seca e o bacon já são bem salgados!








Purê especial de batatas





01 colh (sopa) de manteiga ou margarina


03 dentes de alho bem picadinhos


04 batatas médias cozidas e amassadas


01 colher bem cheia de requeijão cremoso


1/2 xíc (chá) de leite


01 pitada de sal





Utilizando fogo baixo, coloque a manteiga em uma panela e quando ela estiver aquecida acrescente o alho picado. Frite o alho por somente alguns segundos (eu não costumo deixar o alho dourado quando faço purê). Acrescente as batatas. Mexa um pouco para misturar o alho com as batatas. Adicione a colher de requeijão e em seguida já coloque o leite e mais a pitada de sal. Misture bem e dentro de alguns minutos (+/- 05 min) o purê está pronto!








Montagem do escondidinho: 










Para ficar ainda mais charmoso o seu escondidinho, ao invés de colocar tudo em um refratário retangular, que também fica bonito, você pode utilizar ramekins. Que tal?





Distribua  a carne seca no fundo do recipiente até a metade. No espaço restante, cubra com o purê. Salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno (temp. 180°C) para gratinar.







Comentários

  1. Cintya

    Passei pra conhecer seu espaço e quero de dar parabéns por ele. Uma graça. Estou te seguindo também.

    Tenho meu cantinho, quando puder passa lá pra conhecer
    http://massalanovamente.blogspot.com/

    Um abraço
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!

    Obrigada pelo incentivo!!! Vou passar na sua cozinha em breve!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de receita, Cintya!!! Esse purê que leva requeijão deve ficar realmente especial... Vou experimentar. Aliás, parabéns pelo blog, pelas fotos e pelas receitas!
    Vou colocar seu link no Cinara's Place, OK?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cinara!

    Obrigada pelos elogios e por colocar o link no seu blog! O purê fica gostoso mesmo... Espero que você também goste!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas