Berinjelas Recheadas ao Forno














E vamos de receitinha saudável hoje!


É muito importante incluirmos vegetais e hortaliças em nosso cardápio semanal, principalmente no inverno, quando geralmente damos a desculpa de que inverno & saladas não combinam... =(


É claro que, uma massa com bastante molho e queijo por cima são irresistíveis nessa época do ano, mas não podemos deixar de cuidar do nosso corpo só porque ele ficará escondido debaixo das roupas durante alguns meses. Precisamos manter o hábito da alimentação saudável no inverno também!...


Pensando nisso, foi que elaborei essa receita super fácil, que muitos de vocês já devem até ter feito, não é mesmo?





Antes da receita, vamos conhecer um pouquinho mais sobre a berinjela.





Sabe-se que nos últimos anos, o consumo de berinjelas aumentou, pois difundiu-se a idéia de que o uso  da berinjela, associado à outras hortaliças, reduz o colesterol. Embora não haja nenhuma comprovação até o momento, sabemos que a berinjela possui muitos outros nutrientes e, é por essa razão que devemos incluí-la em nosso cardápio. Para maiores informações sobre os seus nutrientes, clique aqui.





E aí? Está convencido (a) de que ela é importante para o nosso organismo? Ou você já faz uso desse legume? Como você prepara a sua berinjela? Quero saber... me conte!





Eu faço assim:








Berinjelas Recheadas ao Forno


(porção para 02 pessoas)





02 colh (sopa) de azeite


04 berinjelas pequenas cortadas ao meio, no sentido do comprimento


01 cebola média picada em cubinhos


02 dentes de alhos bem picadinhos


02 tomates bem maduros picados em pedaços pequenos


01 limão tahiti


Sal e orégano a gosto


Queijo parmesão ralado e tirinhas de queijo muçarela* (*gente, não escrevi errado, não! A grafia "mussarela" não existe e está totalmente errada!!!)





Preparo





Primeiro espalhe o suco do limão sobre a parte clara da berinjela. Depois, leve-as ao fogo em uma panela com água e sal. Cozinhe até que a polpa esteja macia.


Em seguida, escorra a água e retire a polpa das berinjelas, deixando o suficiente em torno da casca para que mantenham o seu formato original.


Amasse a polpa com um garfo e reserve. Em uma outra panela, coloque o azeite e a cebola. Frite em fogo brando e quando estiver ficando transparente, acrescente o tomate. Deixe refogar por 05 minutos. Junte a polpa das berinjelas, misture bem, acerte o sal e adicione o orégano e refogue por mais 10 minutos. Recheie as cascas de berinjela.


Coloque as berinjelas recheadas em um refratário, salpique orégano e queijo parmesão e decore com as tirinhas de muçarela. Dá uma olhadinha como ficou antes de ir pro forno:
















Leve ao forno quente até derreter o queijo e aquecer bem as berinjelas. Fique de olho para não ressecar! Sirva como seu arroz-e-feijão e coma sem peso na consciência!!! Bom apetite!


















Comentários

  1. Ficou muito bonita viu, pra quem é fã de berinjela, vai ser uma boa pedida.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  2. Fiz a minha hoje, mais ela ficou dura a casca não sei o pq ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas