31/12/2011

Vamos celebrar com receita diferente!



Olá queridos leitores!!!

A receita de hoje vai ser diferente, pois ela traz como ingredientes, palavras de afeto, momentos vividos, dores, alegrias, amizades e muito mais!

Confesso que hoje está complicado escrever aqui, pois o tempo é curto e há muito o que fazer para logo mais hoje à noite. O dia está cinza e chuvoso. Será que 2011 está triste e não quer se despedir? Pode ser...

Nesse momento de rápida reflexão, quando olho para trás e penso em tudo o que aconteceu nesses 365 dias, só me restam lembranças boas. Acredito que somente devemos levar no coração tudo aquilo que nos faz sorrir, e o que nos faz chorar, devemos usar como aprendizado. E você pode se perguntar: mas o que você Cintya vai levar no coração? E eu, rapidamente, posso responder: muito amor!

Em 2011, resolvi criar esse blog e, sinceramente, não pensei, aliás não tinha a mínima ideia do que iria acontecer... Fiz muitas amizades e descobri pessoas maravilhosas! Esse blog me fez acreditar ainda mais na amizade, que ainda existem pessoas que querem nosso bem, que se preocupam conosco, mesmo sem ter nunca nos visto pessoalmente. E eu, incrédula, achava que o computador, em várias situações afasta as pessoas. Mas, hoje, posso afirmar o contrário. Quando bem usado, ele aproxima as pessoas, e nos faz descobrir o lado bom das coisas... como o prazer de cozinhar, de partilhar o que temos com alguém que não conhecemos... aprendemos que podemos dividir para multiplicar, que podemos deixar palavras nos post das amigas para consolar, confortar... Enfim, descobri que, não falamos só de cozinha; falamos daquilo que amamos e esse amor circula, contagia!

E é isso o que venho deixar aqui para vocês: palavras que toquem fundo ao coração, que façam você refletir e descobrir qual é o verdadeiro valor da vida! Eu já descobri algumas coisas... e você?

FELIZ 2012, do fundo do meu coração!

Com muito carinho, abraços da
Cintya Maria

PS: E em Janeiro, não percam o aniversário do blog!...



28/12/2011

Rosbife no Capricho


Já contei aqui, que em casa todo mundo gostar de cozinhar. E o bom disso, é que cada um tem uma receita especial, quer dizer, várias receitas especiais.

Minha mãe faz uma farofa, que para alguns seria um cuzcuz, e fica espetacular. A lasanha dela também é formidável, sem contar o pernil... ai, ai... são tantas delícias!

O meu pai, por exemplo, é expert em molhos vermelhos, risottos e outras coisinhas. Mas, um dos pratos que ele prepara que eu mais gosto, é o Rosbife servido com  molho de carpaccio e queijo parmesão. É simplesmente divino! Só de pensar me faz salivar...

E como aqui em casa o povo não segue muito a receita, vou simplesmente compartilhar com vocês o jeitinho de fazer, certo? As medidas estão mais ou menos, sorry...

Ah! Já ia me esquecendo... essa receita é uma ótima sugestão para ser preparada para o Ano Novo, pois apesar de ser um prato com carne, como as fatias são cortadas finas, ele fica leve. Vai bem com purê, com batata palha, com uma bela salada, arroz branco etc. Não esqueça de serví-lo com o molho para carpaccio. Fica   m-a-r-a!

Rosbife ao molho para Carpaccio, coberto com parmesão e acompanhado de arroz branco, salada de folhas e palmito

Beijos à todas(os) e espero que gostem da minha sugestão!


Rosbife no Capricho

01 peça de filé mignon, temperada com sal e pimenta-do-reino
04 colh (sopa) bem cheia de manteiga
Barbante para amarrar a carne

Preparo

Leve a panela ao fogo com 03 colh. de manteiga para esquentar. Deite a carne previamente amarrada com o barbante e deixe dourar. Vire a carne e repita o mesmo processo, tomando cuidado para que fique tudo corado e com uma cor homogênea. Cuidado para não fritar muito!
Estando pronta a carne, retire do fogo e deixe descansar antes de fatiá-la. Fica mais saboroso se você cortar fatias finas, ok?

Molho para Carpaccio (ou para o que desejar)

Azeite
Mostarda
Suco de limão
Alcaparras
Molho inglês
Sal

Preparo

Em uma tigela coloque uma colher (chá) mostarda e uma colher de chá de molho inglês e duas colheres de sopa de suco de limão. Misture tudo, levemente. Acrescente uma pitada de sal. Vá adicionando o azeite de oliva, (+/-) 6 colh. (sopa) e misture bem. Deixe os ingredientes descansando por 1 minuto.

Enquanto isso, vá picando as alcaparras (+/-) 01 colh. de sopa. Adicione ao restante dos ingredientes. Depois, basta regar as fatias de filé com esse delicioso molho.

Bom apetite!





02/12/2011

Cupcake de Chocolate com Cream Cheese! Aceita minhas desculpas?



Olá queridos! Saudades daqui...

É, eu sei que faz um tempo que não passo por aqui. E não é por causa do que falei nesse post, mas sim porque "outros ventos estão soprando por estas bandas".

Como é de conhecimento de alguns, trabalho em casa dando aulas particulares. Porém, desde o último feriado resolvi aceitar um novo desafio: voltei a trabalhar em uma empresa. =)

Levei alguns meses pensando e repensando nos detalhes. Coisa de virginiano: pensa muuuuiito antes de tomar uma decisão, pelo menos comigo é sempre assim, e, quando o assunto é sério, nem se fale!...rs. 
Desde então, a minha rotina mudou radicalmente, pois continuo com as aulas à noite e aos sábados. 

Por essa razão, não tenho mais as tardes livres para fazer os meus quitutes e, consequentemente, sem receita, não tenho como postar! Entretanto, acredito que essa situação ficará assim só por um tempo, até a rotina se ajeitar. Aos poucos estou conseguindo me organizar melhor e colocar a vida em ordem. Confesso que estou bem cansada, mas a felicidade compensa!
E no pouco tempo que me resta, tenho dado prioridade ao marido e à casa. É claro que vou achar um tempo para refrescar a memória na cozinha, fiquem tranquilos!
E é por isso que hoje estou aqui, para dividir com vocês essa receita fantástica de cupcake. Digo fantástica porque de fato o é. É o melhor cupcake que eu já comi, sem sombra de dúvidas. Pense em um bolo bem úmido, macio, em algumas partes cremoso e com pedaços de chocolate... Pensou? Pois é... e a receita dele agora está aqui!

E é com essa receita que eu quero pedir desculpas à todos pela minha ausência. Vocês aceitam?



Cupcake de Chocolate com Cream Cheese
Receita levemente adaptada daqui
Rendimento: 18 unidades


Creme de Queijo
200g de cream cheese
01 ovo inteiro
70g de açúcar
01 pitada de sal
180g de gotas de chocolate

Massa
190g de farinha de trigo
200g de açúcar
20g de chocolate em pó
01 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
01 pitada de sal
240 ml de água
80 ml de óleo de milho (eu usei de canola)
15 ml de vinagre de cidra (eu usei vinagre branco)
01 colh. (chá) de essência de baunilha


Preparo

Comece preparando o creme de queijo. Coloque em uma tigela o cream cheese, o ovo o açúcar e o sal e bata até obter um creme leve. Misture delicadamente as gotas de chocolate e reserve.
Pré-aqueça o forno (180°C).
Em uma outra tigela grande, misture a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o bicarbonato e o sal. Faça um buraco no meio e adicione a água, o óleo, o vinagre e a essência de baunilha. Misture tudo até formar uma massa homogênea. Não bata na batedeira, ok?
Depois disso preencha um terço de cada forminha com a massa e coloque uma colherada do creme de queijo por cima. Não se preocupe, pois o creme de queijo vai afundar na massa e é aí que está o delicioso segredo!
Leve ao forno por +/- 30 minutos ou até fazer o teste do palito e este sair limpo.

Beijos e um ótimo começo de final de semana! =)
Cintya Maria