25/01/2012

Verrine de Baunilha e Morangos para o aniversário do blog!!!



Baunilha com morango: eu amo essa combinação!
Aliás, quanto à combinações e ingredientes, vocês já devem ter percebido que sou repetitiva... Essa combinação já apareceu aqui, lembra?
Me desculpem, mas se eu gosto, eu gosto mesmo! Acho que essa repetição acontece, devido ao fato de serem combinações infalíveis, não tem como errar. Além do mais, existem aquelas que são perfeitas: chocolate, com coco, queijo com goiabada, amor com beijo...

Escolhi essa sobremesa simples, prática e rápida para o  meu almoço do último domingo, descrito aqui. E hoje, é com essa sobremesa que eu quero comemorar mais uma data importante para mim e para o blog: há 01 ano atrás nascia o Cozinhar é preciso!

Nunca imaginei o que aconteceria... a ideia (diria eu, ousadia) era poder compartilhar a minha aprendizagem com pessoas que estivam na mesma situação: recém-casadas, sem ideias para cozinhar e muito menos jeito e prática para a coisa. Acho que aos poucos estou evoluindo, me sinto realizada quando a receita dá certo, quando o marido elogia e, sobretudo, quando ele repete! É sinal de que gostou mesmo!

Porém, para mim isso não é o mais importante. Nunca imaginei que ter um blog fosse além de uma troca de receitas... e é essa a minha maior descoberta!
Hoje, fazendo um balanço, percebo que o mundo virtual tem o seu valor. É possível trocar e expressar sentimentos através de um simples recado, e a vontade de conhecer quem está do outro lado só aumenta! 

Aqui é um espaço onde compartilho momentos, histórias... onde definitivamente há uma troca de afeto! E isso já me basta! Me faz feliz, muuuito feliz!

Portanto, agradeço de coração à VOCÊ que me visita sempre que possível, e àquelas cozinhas amigas   que me ensinam novas delícias a cada dia... Obrigada!!!



Você sabe o que significa Verrine?

Verrine: é a nomenclatura dada a pratos que são servidos em copos, normalmente pequenos. Trata-se de um prato da culinária moderna (originária na França), normalmente usado para entradas e sobremesas.  A montagem é feita através de camadas doces ou salgadas.


Verrine de Baunilha e Morangos (para 02 pessoas)

01 lata de leite condensado
01 lata de leite integral (use a lata de leite condensado para medir)
02 gemas
01 colh (café) de essência de baunilha
1/2 caixa de morangos picados (separe alguns para decorar)
Folhas de hortelã para decorar

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o morango. Em seguida, coloque a mistura em uma panela e leve-a ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar e obter a consistência de um creme. Deixe o creme esfriar. Depois disso, distribua o creme em taças e cubra-o com os morangos picados. Decore com o morango inteiro e uma folhinha de hortelã. Sirva gelado.

Beijos e um ótimo dia!
Cintya Maria


23/01/2012

Mignon com Ervas Finas & Batatas Gratinadas


E ontem foi dia de preparar um almoço um pouco mais caprichado, afinal não é todo dia que se comemora 02 anos de casada! Eu não via a hora que o dia 22 chegasse... e chegou! Chuvoso, mas chegou! (tá bom, teve algumas horas de céu azul e sol, mas 80% chuva...)

E eu, toda empolgada, acordei cedo, fui ao açougue, passei na floricultura e comprei as flores do nosso casamento para recordar... Que felicidade! Na volta, arrumei a casa e fui para a cozinha para preparar algo para o nosso dia. O cardápio que escolhi foi: uma carne acompanhada por batatas e  um arroz com alguma frescurinha. Sobremesa? Um creminho com frutas.

As receitas do almoço, que estão mais para modo de fazer do que para receita de tão simples que são, vou passá-las hoje. A sobremesa vou passar depois, ok?

Espero que gostem, pois fiz tudo com muito amor...



* * * * * *

Essa receita, apesar da simplicidade do preparo, surpreende  ao experimentar!

O filé mignon, por ser uma carne muito tenra, necessita de alguns cuidados na sua preparação. O segredo é quando temperar e por quanto tempo fritar a carne.

Devemos temperar o filé minutos antes de levá-lo ao fogo e a panela deve estar beeem quente. Aí, fritamos não mais que alguns minutos

Mignon com Ervas Finas (para 02 pessoas)

04 filés altos (cortados com uma espessura de +/- 2 cm)
01 colh (sopa) de ervas finas (usei aqueles pacotinhos que compramos no mercado)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Manteiga para fritar (+/- 02 colh. de sopa)

Preparo

Apoie os filés em uma tábua de cortar alimentos e pressione-os levemente com as mãos. Acrescente o sal, a pimenta e as ervas. Reserve. Enquanto isso, coloque a manteiga em uma frigideira e aqueça-a em fogo alto por alguns segundos. Percebendo que a frigideira está bem quente, coloque cuidadosamente os filés e frite por alguns minutos de um lado e depois do outro. Depois de fritos, coloque-os sobre uma vasilha para descansarem e soltarem o suco.

Se quiser aprender um pouco mais sobre esse corte de carne, sugiro que assista à vídeo-aula do expert Wessel:


Batatas Gratinadas (para 02 pessoas)

02 batatas grandes
04 colh (sopa) de bacon picado
01 dente de alho pequeno bem picadinho
200 g de creme de leite fresco
Fatias de mussarela para cobrir as batatas
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Coloque-as em um refratário e reserve. Leve uma frigideira ao fogo médio e frite os cubos de bacon por 02 minutos. Depois de fritos, coloque-os no refratário juntamente com as batatas. Acrescente a pimenta e o sal. Cubra com o creme de leite, e finalize com fatias de mussarela. Leve ao forno 180°C por aproximadamente 40 minutos ou até perceber que as batatas estão cozidas (teste com um garfo).

Sirva os flés com as batatas e um arroz com salsinha. Não esqueça da salada!

Bom apetite!
Beijocas e uma ótima semana pra vocês!

PS: Deixo para vocês, uma imagem do dia mais feliz da minha vida...








20/01/2012

Rápido, saboroso e light!

Wrap aberto, na versão pizza: crocantíssimo!!!




Rápido, saboroso e light??? Mas isso é possível? É possível, sim! É só a gente querer, ou melhor optar por ingredientes mais leves, não é mesmo? E foi isso o que fiz nesta semana. Inspirada na dica da Fabi, do delicioso e criativo Figos e Funghis, experimentei o Rap10, uma massa saborosa e versátil da Pullman. O que eu achei? Super prática de ser usada e uma ótima opção para quando não se tem muito tempo  para cozinhar. O sabor da massa é suave e o melhor de tudo é que podemos usá-la para fazer panquecas, crepes, pizzas etc... Use a sua imaginação e crie a sua versão. Rimou!...rs.


Rap 10 Saudável de Peito de Peru e Salada

Discos de Rap 10
Fatias de Peito de Peru
Pedaços de queijo branco
Alface
Tomate
Requeijão cremoso
Azeitonas pretas
Fatias de Cebola
Azeite, sal e orégano a gosto

Montagem:

Coloque um disco de Rap 10 em uma frigideira para dourar, seguindo as instruções do fabricante. Distribua o recheio de sua preferência. Eu fiz uma "caminha" de alface, coloquei as fatias de cebola, os tomates, as azeitonas salpiquei sal e reguei com um fio de azeite. Por último fiz um rolinho com o peito de peru para ficar mais fácil de dobrar, adicionei uns pedacinhos de queijo branco, fechei o meu disco e voltei ao fogo para dourar mais um pouco. Eu queria uma massa um pouco mais queimadinha e crocante, por isso deixei mais tempo na frigideira, e foi esse o resultado que obtive. Ficou muito bommmmm!


Espero que tenham gostado!

Beijocas para vocês! ;-)
Cintya Maria

PS 1: Esse não é um publieditorial, ok?
PS 2: Todos daqui de casa devoraram, menos a Luiza que está no Canadá... rsrs ...


18/01/2012

Um blog traz... muitas amizades!



Há tempos que eu não ganhava um selinho... ainda mais com esse significado (blog querido)! Fiquei toda cheia...rs
E esse gesto de carinho veio da querida Fabíola, do Brie com Goiabada. Se você ainda não conhece o blog dela, vale a pena dar uma espiadinha... só tem delícias!

E, para dar continuidade à essa troca de carinho precisamos seguir os passos abaixo:

1. Link de volta o blogueiro que o deu;
2. Cole o prêmio no seu blog;
3. Escolha 5 blogs para passar este prêmio (os blogs devem ter menos de 200 seguidores);
4. Deixe os destinatários saberem sobre a sua nomeação, deixando um comentário nos seus respectivos blogs.

E as escolhidas são...

Carla, do Cucina Artusiana
Mirella, do Fica, vai ter sobremesa!
Patrícia, do Meu canto na cozinha
Tania, do Avental e Aventuras
Tati, do Comida de quinta

Beijos à todas... e um ótimo dia para vocês!

17/01/2012

Papilotte de Cação



Depois de toda comilança desse final de ano e férias, já era hora de optar por algo mais saudável, light e muito saboroso. Além de todos esses atributos, essa receita é super rápida de se preparar. 


Papilotte de Cação (para 02 pessoas)

02 postas de cação (ou qualquer outro peixe que preferir)
02 tomates maduros cortados em rodelas finas
01 cebola grande em rodelas finas
02 colh. (sobremesa) de alcaparras picadas
Suco de 1/2 limão
Sal, alho picadinho, ervas finas, pimenta-do-reino e azeite a gosto
01 folha de papel-manteiga (pode-se usar o papel alumínio também)

Preparo

O papilotte é feito em camadas, por isso, corte um quadrado de papel manteiga e coloque-o sobre uma assadeira.
Sobre o papel manteiga, coloque as fatias de cebola e sobre elas as de tomate. Regue-as generosamente com azeite, coloque uma pitada de sal e espalhe o alho moído.Cubra os tomates com as postas de cação. Tempere-o com as ervas-finas, o suco de limão, sal e a pimenta. Coloque as alcaparras sobre as postas e regue bem com o azeite. Faça um envelope com o papel manteiga, empacotando todo o peixe. Leve ao forno pré-aquecido (180°C) por 20 minutos.
Sirva com arroz branco, batata palha e uma boa salada.

Bom apetite!!!

Cintya Maria

16/01/2012

Fim das Férias com dicas de Limpeza



Olá queridos e queridas!

Estou de volta! As férias acabaram e me sinto renovada para enfrentar tudo o que esse ano me reserva.

Os meus dias de descanso foram ótimos: teve muito sol, mar, namoro com o marido, passeios, petiscos... Tudo na medida certa!

Quando voltamos, tivemos uma pequena surpresinha... Graças às tempestades de verão desses dias, nosso disjuntor desligou e tudo o que eu tinha na minha geladeira estragou: carnes congeladas, sorvete, legumes e outras coisinhas. O cheiro na cozinha estava terrível e a minha geladeira ficou impregnada com tal odor. Mas, apesar de ficar furiosa com o acontecimento, pois o que eu queria fazer depois de uma longa viagem era tomar um bom banho e relaxar, resolvi olhar o lado bom do acontecido, afinal sou otimista (ou pelo menos tento ser...) e comecei a limpar a geladeira e pensando em um novo post com dicas para ajudar as pessoas que passarem pelo mesmo problema.

Então, corre pegar um pano bem limpinho e muito sabão neutro. Atenção para as dicas:

1 - Retire todos os alimentos estragados de sua geladeira e do freezer,
2 - Remova as partes móveis da geladeira e lave-as como de costume.
3 - Utilize um pano macio umedecido em água e sabão neutro para limpar toda a sua geladeira. Remova todo sabão com a ajuda de outro pano.
4 - Deixe secar bem.
5 - Prepare uma solução de água morna (01 litro) + bicarbonato de sódio (01 colh. de chá) e limpe toda a geladeira usando essa mistura e deixe secar.
6 - Prepare um outra solução de vinagre (eu usei o tinto) + água fria. A proporção é de 1 pra 1, ou seja, se você colocar uma xícara de água, coloque uma xícara de vinagre. Para a minha geladeira, essa quantidade fi suficiente.
7 - Deixe secar naturalmente. (se o mau cheiro persistir, você terá que repetir todo o processo)
8 - Ligue a sua geladeira.
9 - Caso queira perfumar a sua geladeira, mantenha um algodão com algumas gotas de essência de baunilha em um copinho de café descartável na geladeira. Se preferir, também pode utilizar maçã, ou laranja ou limão. Dessa forma, cada vez que você abrir a sua geladeira, sentirá aquele cheirinho irresistível da baunilha ou da fruta que você escolher.

Mas, atenção: só "perfume" a sua geladeira, se o mau cheiro tiver saído completamente, caso contrário, o cheiro ficará ainda pior... uma mistura de mau cheiro com baunilha não dá certo, hein?...

E por hoje é só...

Espero ter ajudado vocês...

Beijos e um ótimo início de semana!
Cintya Maria



02/01/2012

Férias...



Cacimbinhas, RN - matando a saudade da minha lua-de-mel em 2010...

Olá pessoal!

Espero que tenham passado um final de ano maravilhoso, pois por aqui, apesar da chuva foi tudo muito bonito! Como eu adoro a queima de fogos!.. Foi lindo!...

Na verdade, hoje estou passando por aqui para avisá-los que amanhã estarei em algum lugar bem pertinho do mar. Vou descansar bastante e "recarregar a bateria" para mais 365 dias. O que será que esse ano nos trará? Quais serão as surpresas? E as receitas??? A minha cabeça já começa a fervilhar de ideias!

Agradeço as mensagens de final-de-ano e todos os votos recebidos. Quanto carinho!!! Quero, mais uma vez, desejar à todos um 2012 maravilhoso e que possamos aprender muito juntos!

Obrigada à todos por todo o afeto recebido!!!

Beijos mil e até breve!

Cintya Maria

PS: E não percam o aniversário do blog, que será neste mês! Será que vai rolar algum presentinho??? Aguardem!!!