20/03/2012

Farofa: o perfeito acompanhamento para carnes


Essa farofinha é uma ótima sugestão para acompanhar carnes, seja a suína ou a bovina.
No meu caso, o menu que rolou por aqui foi tipicamente brasileiro: arroz, feijão, bife, salada de folhas e a tal da farofa. Combinação  mais que perfeita, na minha opinião, claro.

Por conta do trabalho,  meu tempo anda bem escasso. Por essa razão, só me restam o sábado e o domingo para cozinhar. Nos outros dias, almoço em restaurantes self-service e janto em casa algo leve.

E comer em restaurante todo dia enjoa, não é? Tenho sentido muita falta de poder cozinhar e sentir o sabor do meu próprio tempero. Por isso, muitas vezes nos finais de semana faço algo trivial, como se fosse qualquer outro dia da semana.

Essa farofinha, você pode fazê-la durante essa semana ou para acompanhar o seu churrasco do final-de-semana que ainda vai chegar.
Para mim, essa receita, achada no blog da Tati, vai ficar no meu caderno, como a farofa certa para acompanhar carnes. E não é difícil de fazer não, viu, minha gente?

Farofa
Receita levemente adaptada daqui

1/4 xíc. (chá) de bacon cortado em cubinhos
1/4 xíc (chá) de linguiça calabresa em cubinhos
01 cebola pequena picadinha
01 dente de alho
1/2 pimentão vermelho cortado em cubinhos
10 azeitonas pretas Chilenas (pois são as mais graúdas)
01 ovo
+/- 1/3 xíc (chá) de farinha de mandioca
Salsinha, cebolinha e sal a gosto

Preparo

Junte o bacon e a calabresa em uma panela previamente aquecida e frite-os por alguns minutos, até perceber que juntou óleo no fundo da panela. Acrescente a cebola e o alho. Em seguida, adicione o pimentão vermelho e as azeitonas. Refogue por alguns minutos em seguida quebre um ovo, mexendo para agregar todos os ingredientes. Por último, no fogo baixo, coloque a farinha aos poucos (+/- 1/3 de xícara de farinha).mexendo sempre p/ ficar crocante. Coloque a salsinha, a cebolinha e acerte o sal. E bom apetite!




16/03/2012

Brigadeiro com Nozes e Rum



Devo confessar à vocês uma das minhas paixões: o brigadeiro.
Talvez seja por todas as lembranças de infância que esse doce carrega, ou pelo seu sabor que, para mim, é inebriante. Não consigo resistir! Sempre acho um espaço para saborear o tal docinho.

Dessa vez, ele foi preparado com muito carinho para o aniversário de uma princesinha, que mora no meu coração: a Ana Maria. Fiz uma receita do Brigadeiro Tradicional de Copinho e fiz essa nova versão, que foi aprovada por todos.

Na minha opinião, o bom desse tipo de receita é a praticidade e a rapidez do preparo. Além disso, o resultado sempre agrada. Conclusão: receita infalível!


Brigadeiro com Nozes e Rum

01 lata de leite condensado
01 colh. (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
04 colh. (sopa) de chocolate em pó
1/2 caixinha de creme de leite (se for utilizar o creme de leite enlatado, escorra o soro)
Nozes picadas (para acrescentar no brigadeiro e para a decoração)
20 gotas de Essência de Rum
Copinhos descartáveis (30 ou 40 ml)
Mini colheres de plástico

Preparo

Em uma panela, leve ao fogo baixo o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Mexa sem parar para que não fique com pelotas até atingir a consistência de brigadeiro. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem, e depois disso acrescente a essência de rum, mexa mais um pouco e coloque parte das nozes picadas (reserve um pouco para decoração). Distribua nos copinhos. Decore com o restante das nozes e leve à geladeira por algumas horas. Sirva gelado.

Dica: se quiser, distribua o brigadeiro em mini-potinhos de vidro devidamente esterilizados (das lojas de 1,99), coloque um lacinho ou o adorno que quiser e presenteie na Páscoa de uma maneira diferente.

Espero que tenham gostado!

Beijos e um ótimo fim de semana!
Cintya Maria







06/03/2012

Sugestões para a Páscoa I



É tempo de se preparar para a Páscoa: um momento de reflexão, para os que, assim como eu acreditam na ressurreição. É tempo de agradecer e celebrar!

Celebrar, festejar e, claro, presentear!!!
Pensando nisso, foi que resolvi deixar algumas sugestões de receitas que já passaram por aqui e que podem se tornar as suas lembrancinhas para a Páscoa.

Vamos conferir?


Da esquerda para a direita:

1) Biscoito Bombom de Chocolate
2) Biscoitinhos de Brownie
3) Muffins de Chocolate & Amêndoas




4) Cupcake de Chocolate & Café
5) Strogonoff de Chocolate
6) Cupcake Mármore



Dica: capriche na embalagem, escreva um cartãozinho e faça muito sucesso!

Espero que gostem!
Beijos,

Cintya Maria

PS: Fiquem atentos! Em breve mais sugestões para a Páscoa!