Lamington Cake








Vi essa receita em Março do ano passado, no delicioso Chocorango, e desde então, ela não me saiu da cabeça e da minha lista de delícias a serem testadas.




Entretanto, fui adiando o preparo por achar que era uma receita trabalhosa, por ter que banhar os pedaços de bolo, um a um e rapidamente, antes que a calda esfriasse e ainda passá-los no coco ralado.


Ok, vocês podem pensar, "mas essa receita é parecida com o nosso Bolo Molhado", eu sei... Mas sabe quando a gente cisma? Então, foi assim...




Esse tempo chuvoso me fez ficar com vontade de comer um bolo, mas não qualquer bolo, digo, simples de tudo, e nem aqueles cheios de rebusques, tinha que ser um simples, porém especial, diferente! E para contribuir com essa minha vontade, eu tinha a tarde toda livre! Hum... seria a conspiração do universo??? Não! Seria a gulodice mesmo, achando uma desculpa pra testar mais uma receita e manter a "forma" de mais ou menos 5 quilos extras ganhos por causa do blog! Tudo culpa do blog mesmo, gente, não do meu sedentarismo! hahaha...



Vasculhei meu caderninho, o da minha avó, alguns livros e finalmente minha pasta virtual de receitas dos blogs que visito. E lá estava ele... me chamando... e esperando para sair da lista e se materializar na minha frente! Pronto! Escolhido! Então, mãos-à-obra! ;-)









Primeiro assei o bolo que ficou douradinho como citado na receita! Só com isso já fiquei feliz, pois a Talita dizia que poderia ficar assado nas bordas e mole no meio, mas isso não aconteceu! Ufa!!!

Depois fiz a calda que, por causa do friozinho que está fazendo por aqui, precisei fazer uma pequena alteração, acrescentei um pouco de leite, para obter uma consistência um pouco mais líquida. Deu super certo, ainda bem!



O Lamington cake é extremamente macio e leve. A cobertura, que traz a combinação perfeita entre o cacau e o coco, contrasta com o sabor levemente adocicado do bolo. Confiram o resultado...









Não deixem de testar essa delícia!!!







Lamington Cake


Receita quase nada adaptada DAQUI



Rendimento: aprox. 20 quadrados.






7 ovos em temperatura ambiente



1/4 colher (chá) de sal


225g de açúcar


80g manteiga


200g de farinha de trigo





Para Banhar





400g de açúcar de confeiteiro


115g de cacau em pó




1/2 xíc. (chá) de leite integral quente


100ml água quente


100g de manteiga




200g coco ralado








Preparo







1) Derreta a manteiga em fogo mínimo e deixe por mais 2 minutos, sempre mexendo. Reserve.









2) Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 30cm.









3) Peneire a farinha e reserve.





4) Na batedeira, bata os ovos com o sal até dobrar de volume.





5) Acrescente pouco a pouco o açúcar, sem parar de bater. Bata por mais alguns minutos, até que os ovos estejam bem aerados e que deixem um rastro quando o batedor é levantado.





6) Em velocidade baixa, acrescente a farinha por um lado e a manteiga por outro, não demore muito tempo ou os ovos perderão volume.





7) Terminado os ingredientes, desligue imediatamente e misture com uma espátula delicadamente, com movimentos de baixo para cima.





8) Despeje na forma untada e leve para assar por +/- 40 minutos, ou até que as bordas estejam douradas e o centro assado. Faça o teste do palito.





9) Retire do forno e deixe esfriar por 5-10 minutos. 





10) Corte quadrados de 5cm e deixe-os esfriar sobre uma grade.





Para Banhar





1) Retire a "casquinha" dos pedaços de bolo, assim ficará mais fácil para banhar.





2) Derreta a manteiga e reserve.





3) Em um recipiente refratário, bata o açúcar, cacau, a água quente e o leite até que esteja homogêneo. 





3) Adicione a manteiga derretida e misture delicadamente com uma espátula.





4) Encaixe o refratário sobre uma panela com água fervente, assim a calda não esfriará, ficando mais fácil para banhar os pedaços de bolo.





5) Apoie um quadrado de bolo sobre um garfo grande (eu usei aqueles de churrasco) e com uma colher bem grande, despeje a cobertura de chocolate sobre ele, tomando cuidado para cobrir todos os lados.





6) Escorra bem o chocolate e coloque os pedaços sobre uma grade ou sobre papel manteiga.





7) Cubra todos os lados do bolo com o coco ralado.





8) Retire o excesso do coco e coloque em um prato de servir para secar.





9) Repita o processo até acabarem todos os quadrados de bolo.





10) Se achar necessário, leve os bolos para gelar.










E agora eu preciso ir, pois tenho que guardar as energias para a grande folia dos próximos dias...





Desejo à todos um ótimo feriado de Carnaval! E muito juízo também! rsrs





Beijocas adocicadas,


Cintya Maria





Comentários

  1. Vim buscar meu(s) pedaço(s).
    Esse é bem "a minha cara", chocolate e coco. Ficou lindo Cintya, realmente lindo.
    Bom, meu endereço vc já tem, manda pelo Sedex 10 que chega logo :-P
    Brincadeira querida, beijão e boa folia!

    ResponderExcluir
  2. Pode levar, Sandra! Fique a vontade!
    Eu também amo essa combinação de coco com chocolate.
    Brigadinha pelas palavras!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Cintya, só vou te dizer uma coisa: U-A-U!!! Que coisa linda, menina!!! Parabéns por ter feito tão bem e pelas fotos tão lindas!

    Vou ter o maior orgulho em mostrar no Eles testaram! Ja peguei as fotos por aqui mesmo, ta?

    Um grande beijo

    Talita

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita!!!

    Só consegui fazer direitinho porque seus posts são sempre muito bem explicados! Eu é que agradeço você por ter nos apresentado essa delícia!

    Fiquei toda cheia com suas palavras...rsrs

    Obrigada pela visita e pela receita!!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Já fiz e gostei muito é mesmo uma delicia.
    Os seus ficaram lindos e já me servia.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Seu bolo ficou lindo e com cara de delicioso hummm...

    Hoje pela primeira vez fiz uma receita de madeleines do livro que você me deu. Adorei!

    Logo logo vou colocar no blog, fico grata pelo presente adorável!
    Bj e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  7. Oi São!

    Obrigada pelo comentário! Vou passar ver o seu bolo.

    Lourdes, não vejo a hora de ver suas madeleines!

    Obrigada pelo carinho, meninas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Cintya tenho a receita desse bolo desde a primeira vez que vi no blog da Talita e depois vi na Marly, mas vão entrando novas receitas e vou deixando, deixando, deixando e acabo esquecendo, e vc me trouxe ele à memória com a vontade agora redrobrada. Ficou lindo, a textura de fato está super macia, preciso fazer qualquer dia, mas vou tentar 1/2 receita, pois tem "gentes" que não gosta aqui em casa e pelos ingredientes fica enorme né? Adorei a lembrança hehe. Ficou muito lindo, beijinhos, ótimo feriado

    ResponderExcluir
  9. Cintya minha amiga,
    isso é uma loucura, as lombrigas ficaram doidinhas, esse eu tenho que fazer, ficou um espetáculos as fotos estão lindas!
    Receita nota 10!

    Beijinhos, feliz feriadão ♥

    ResponderExcluir
  10. Cintya, bolo banhado assim com calda de chocolate eu nunca tinha visto, faria o maior sucesso na minha época com a meninada anos 80 (abafa a idade). Vou guardar guardar sua receita. Hoje tô com uma larica de bolo igual à que você teve, só não tô com tempo e disposição (o calor está me matando). Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Coisa tão boa um pedacinho desse bolo,
    sou apaixonada por bolos, tenho que vigiar, isso é um perigo...rsss...mas vou guardar a receita, a gente sempre precisa de uma gostosura dessas pra um dia de aflição não é?
    Beijo pra você, tudo de bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas