Pizza Enrolada na MFP









Encontro com amigos é sempre uma bela desculpa oportunidade para nos reunirmos à mesa, não é mesmo?


Principalmente quando somos descendentes de Italianos, onde o sentar à mesa é quase que um ritual. As mesas são fartas, as refeições são longas e acabam, às vezes, emendando umas nas outras.


Na casa, de meus pais e avós, sempre foi assim! Começávamos o almoço, que terminava com o café e as sobremesas e num piscar de olhos já vinha a canja. E quando isso acontecia (que era sempre!), todos sempre falavam para minha vó, "Nossa! Ninguém vai aguentar comer! É muita coisa, já comemos muito e, minha avó Louders, mesmo assim, fazia a sopa e quando servia, t-o-d-o-s comiam! E repetiam...rsrs


Que saudades... Esse rito acabou passando para a minha família e, espero eu, também poder manter a tradição dos encontros familiares.

Hoje, descobri um outro tipo de encontro, o virtual, onde visitamos  as "cozinhas dazamigas" (leia-se blog de receitas) e sempre somos recebidos com delícias.

Em uma dessas "andanças" pelas cozinhas virtuais, acabei parando no blog Na Biroskinha, a cozinha da querida Rachel Azevedo,  uma pessoa adorável, a qual tive o prazer de conhecer pessoalmente no Encontro Gourmet 2012, e pude passar algumas horas em sua agradável companhia.

A receita que me atraiu foi a da pizza enrolada. Achei o nome curioso e fui conferir essa delícia. Para minha surpresa, a massa era preparada na MFP e isso foi fator decisivo para que eu levasse a receita comigo, afinal, desde que ganhei a minha panificadora, já fiz diversos pães, porém nenhum deles salgado.

E lá fui eu colocar a minha "ajudante" para trabalhar.

Depois de pronta a massa, esperei ansiosamente o resultado, pois enquanto modelava as pizzas, percebi que a textura é muito leve, o que fez brotar em mim uma enorme vontade de testar a massa em uma pizza tradicional. Vamos ver se isso se concretizará mais pra frente.

Minutos depois, ao saborear a pizza enrolada comprovei o que suspeitava: uma pizza extremamente macia e leve, a qual recomendo à todos. Simplesmente espetacular!

Vamos à receita?









Pizza Enrolada




Para a massa


Receita DAQUI




1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno


1/2 xícara (chá) de óleo


500g de farinha de trigo

1 envelope de fermento seco


1 pitada de sal


1 gema para pincelar a massa (diluída com um pouquinho de azeite)





Recheio




Fatias de frios a gosto (usei a tradicional combinação: muçarela + presunto, a queridinha aqui em casa)


Requeijão


Fatias finas de tomate

Orégano a gosto

01 fio de azeite para regar o recheio





Preparo





1. Na cuba da máquina de fazer pão (MFP) coloque o leite, o óleo, o trigo, o fermento e o sal, nessa ordem.

2. Ligue a panificadora na opção "massas" e deixe bater até o final do programa. (na minha leva 1h30)

3. Transfira a massa para uma mesa enfarinhada, divida-a em 3 partes e abra cada uma com a ajuda de um rolo, no formato de um retângulo comprido.

4. Pré-aqueça o forno (180°C) e unte e enfarinhe uma ou mais formas retangulares ou aquelas para bolo inglês.

5. Espalhe o requeijão sobre a massa e distribua as fatias de frios, o tomate, o orégano e o fio de azeite.

6. Enrole a massa cuidadosamente para que não rasgue e feche dobrando as sobras de massa para o centro e pontas.


7. Coloque-a na assadeira untada com a dobra para baixo.

8. Pincele com a gema e leve ao forno pré aquecido até dourar.





Sirva imediatamente e comprove a delícia dessa massa!



Beijocas e ótima semana à todos!

Cintya Maria




Para recordar: Rachel e eu no Encontro Gourmet 2012



Comentários

  1. Oi Cintya

    Nossa que delicia de pizza enrolada... la em casa minhas crianças iam adorar, pois elas gostam muito de pizza!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  2. Querida Cintya, como já tinha visto sua chamada no face não fiquei surpresa pelo post hoje, já esperava.
    O que me surpreendeu foi seu carinho e seu relato sobre os nossos momentos no EG, fiquei muito envaidecida pela atençaõ com que você me tratou e desde lá tenho guardado sua imagem na memória e tenho muito carinho por ela.
    Se tudo isso foi sem pensar no meu niver hoje, imagino se soubesse...rs!
    Um grande beijo no seu coração e espero novamente nesse ano encontrá-la no EG 2 e te dar um abração bem apertado!!!
    Bjuss!!! ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, tudo bem?
    Adoro fazer pães, tenho uma mfp mas prefiro colocar a mão na massa, rsrs, mais nos dias de correria essa ajudante não me escapa principalmente quando pinto minhas unhas, rsrs.
    Sua pizza ficou tentadora, ótima dica para o lanche!
    Amei a foto sua com a Rachel, duas fofas!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Não tenho a máquina de fazer pão. Pode ser feita na Mão?
    Isabel

    ResponderExcluir
  5. Essa pizza enrolada ficou maravilhosa.
    Gostei muito.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Cintya
    Realmente para os italianos sentar à mesa é quase que um ritual! Almoço todos os domingos na casa da minha sogra e não voltamos para casa antes das 16 hs:)
    A Rachel é mesmo uma pessoa adorável. Já fiz muitas de suas receitas e todas ficaram show!
    Essa pizza enrolada é incrível, gostei muito.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Olá queridos! Muito obrigada pelos comentários, sempre tão carinhosos!

    Isabel, pode colocar a mão na massa, sim! Não precisa ter uma MFP, ok? Ela apenas facilita o trabalho.

    Beijocas para todos(as) =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas