Pão Integral de Boston









Olá pessoal!


Espero que todos estejam bem!


Sei que fiquei alguns dias ausente da minha cozinha virtual, mas fiquem tranquilos, pois não me afastei da real! Fui fazendo as receitas, fotografando e esperando ter um pouquinho mais de tempo para sentar e escrever os posts. Acho que agora vou conseguir! Ufa!!!...


Bem, o motivo dessa minha ausência temporária é bem plausível.


Meu pai, que fez um cirurgia no coração em 2008, para a colocação de pontes (3 safenas e 1 mamária) precisou fazer uma nova cirurgia no coração. Assim... de repente! Na verdade, devido à sua operação ele  tem que fazer exames com uma certa frequência e no último deles, foi constatada uma alteração. O médico investigou, diagnosticou e o encaminhou para a cirurgia.


E mais uma vez, foi concedido à meu pai, a chance de passar por uma cirurgia antes de ter um infarto. O anjo-da-guarda dele não falha!


Tudo correu muito bem, pois foi realizada "apenas" uma angioplastia, mas quando o assunto é coração, todos ficam tensos, não é verdade?


Agora a minha rotina está voltando ao normal... e cá estou escrevendo para vocês! Que delícia!!!


Hoje trago um pãozinho integral muuuito saboroso, levemente adocicado e altamente nutritivo! E como de costume, usei a minha MFP (clique AQUI se você não sabe o que é MFP), mas adianto que dá para fazer manualmente também, aliás passarei a receita para os dois tipos de execução, ok? Assim agrado  gregos e troianos! ;-) (será que é possivel??? rsrs)







Pão Integral de Boston


Receita do meu adorável livro (pág. 34)





175g de farinha de trigo (e mais um pouco para polvilhar


50g de farinha de centeio


50g de fubá


175g de farinha de trigo integral grossa


01 colh. (chá) de sal


02 colh. (chá) de fermento biológico instantâneo


05 colh. (sopa) de melado (como eu não tinha, usei mel, o que deixou o pão com uma coloração mais clara)


250ml de leite (usei integral)





Preparo Tradicional (leia-se "com as mãos"...rs)


1. Em um recipiente grande e fundo, peneire todos os ingredientes secos.


2. Misture-os com o auxílio de um garfo.


3. Adicione o leite aos poucos e à cada adição misture (ou com um garfo, ou com uma colher ou com as mãos)


4. Quando a massa começar a desgrudar do recipiente, transfira para uma superfície polvilhada com farinha e sove bem, até obter uma massa macia e elástica.


5. Deixe a massa descansar, coberta com plástico filme, até dobrar de volume.


6. Modele a massa, como desejar, sobre uma superfície enfarinhada e coloque os pães em formas untadas e polvilhadas.


7. Em seguida, cubra os pães com um filme plástico e deixe-os crescerem novamente em local quente por cerca de 40 minutos.


8. Asse em forno pré-aquecido (200°C) por aproximadamente 30 minutos. (o tempo irá depender do seu forno e do tipo de modelagem que você fez)


9. Retire os pães das formas e bata em suas bases. Se soarem ocos é porque já estão assados. Caso contrário, volte-os ao forno por mais alguns minutos.


10. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre os pães e deixe-os esfriarem sobre uma grade.



Preparo na MFP

1. Retire a cuba da máquina.

2. Adicione os ingredientes líquidos.

3. Adicione os ingredientes secos.

4. Selecione o programa 'Massas".

5. Ao término do programa, desligue a máquina, retire a cuba e leve a massa para uma superfície enfarinhada.

6. Siga os passos 6, 7, 8, 9 e 10 do Preparo Tradicional descritos acima.





Agora é só fazer um cafézinho, esquentar um leitinho e arrumar a mesa! Vem gente!!!...





Beijocas cheias de saudades à todos(as)!


Cintya Maria




Comentários

  1. Cintya, gosto muito de pães com centeio, mas misturar fubá era novidade para mim. Vou salvar a receita e colocar na fila, rs.

    Fico muito feliz por saber que já está tudo bem com o seu pai, cuida bem do coraçãozinho dele, viu? Infelizmente meu pai não teve a mesma chance e morreu de infarto há pouco mais de dois anos, e quando leio essas coisas fico apreensiva.

    beijão pros dois!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati!

    Eu também adoro pães com centeio!
    Sinto muito pelo seu pai! Que triste!!! =(
    É... nós sabemos que se acontecer a 3a. vez pode ser que ele não escape, não há como prever, infelizmente!

    Mas, tanto no seu caso como no meu, acredito que Deus sabe o que é melhor, nós é que não entendemos de imediato!
    Agradeço suas palavras e preocupação!

    1 super bjo!

    ResponderExcluir
  3. oi Cyntia,esse apetitoso e com um cafézinho melhor ainda bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse maravilhoso livro e já fiz este pão mas não me saiu grande coisa.
    Agora ao ver este fiquei com muita vontade de fazer novamente e vai ser amanha de manha pois tenho todos os ingredientes.
    O teu ficou lindo ,apetece mesmo ``roubar``uma fatia.
    bsj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas