15/09/2016

Ciranda de Receitas - Torta de Doce de Leite, Ganache de Chocolate e Amendoim

Mais uma rodada das Cirandeiras!
E novamente o meu par é a Alê, do Pilotando um Fogão! Que delícia! (se você perdeu a primeira receita que ela nos presentou, clique AQUI)...
Hoje a Alê nos enviou algo que ela tinha certeza que eu iria adorar. Adivinhem o que? Fácil: d-o-c-e, claro! rsrs... A formiga  aqui agradece! =D
Gente, confesso que foi uma tortura escrever esse post olhando para essas fotos... ai minha nossa senhora das lombrigas... Justo essa semana que estou tentando controlar a ingestão de açúcar... É que vou fazer exame de sangue e estou com medo de alguma alteração (me julguem, sou dessas messs kkk), pois como sem dó, todos os dias, . Até hoje, nunca houve nenhuma alteração em meus exames: nada de diabetes, colesterol etc... Histórico de família é o que não falta, então tomo as devidas precauções.
Voltando ao que é mais saboroso, vejam só que combinação: doce de leite, chocolate e amendoim! Irresistível!!! Fiquei pensando que seria uma ótima opção para visitas, pois podemos preparar de véspera, muito prático, não?
Confiram a receita.
Torta de Doce de Leite, Ganache de Chocolate e Amendoim

Ingredientes:
185 g de biscoitos maisena triturados;
130 g de manteiga sem sal;
395 g de leite condensado cozido; (1 lata)
1 xícara de amendoim torrado sem casca;
200 g de creme de leite de caixinha;
125 g de chocolate 1/2 amargo;
Modo de Preparo:

A primeira coisa a fazer nesta receita é cozinhar o leite condensado na panela de pressão. Veja este post <<AQUI>> para ver tudo passo a passo.

Primeiro você precisa triturar os biscoitos, e para isso você pode usar o liquidificador ou o processador na função pulsar até que os biscoitos fiquem com aparência de areia grossa.

Depois, você precisa derreter a manteiga, para misturar aos biscoitos. Para derreter a manteiga, eu coloco os pedaços em uma xícara e levo ao micro por uns 30 segundos em potência alta. Se precisar, coloco mais uns 10 ou 20 segundos.

Dica: muita gente não tem balança em casa e ficou em dúvida como saber se está usando as 130 g de manteiga certo? Se você tiver comprado um tablete de manteiga de 200 g, divida ela ao meio. Desta forma você terá 100 g! Divida então as outras 100 g que restaram em 10 partes iguais de 10 g. Você vai precisar de 3 partes de 10 g para obter as 30 g que faltavam. Fácil né?

Continuando a receita:


Adicione a manteiga derretida aos biscoitos triturados e misture bem. Faça isso usando uma colher e depois faça com as mãos para formar uma farofa.

Use uma forma redonda pequena para tortas, (diâmetro de 22 ou 24 cm) preferencialmente com fundo removível.

Coloque a farofa na forma e espalhe por toda a base deixando um pouco mais de massa próximo das laterais.

Aperte a massa com os dedos para que tome forma e modele as laterais também. A farofa fica um pouco quebradiça, ela esfarela com facilidade, mas depois de ir ao forno ela fica mais firme.

Depois de modelar a massa, leve ao forno preaquecido a 200 graus por uns 8 a 10 minutos. A base fica mais dourada e firme.

Depois retire do forno e deixe esfriar um pouco para rechear.

Enquanto esfria você pode preparar a ganache de chocolate, colocando o creme de leite e o chocolate picado numa tigela que possa ir ao micro-ondas.

Programe 40 segundos em potência alta e quando terminar misture bem. O chocolate deve estar derretido, caso não fique, volte um pouco mais ao micro. Reserve.
Montagem
Depois da massa e do leite condensado cozidos e frios, inicie a montagem da torta.

Coloque o leite condensado e espalhe sobre a base de biscoitos, depois coloque os amendoins torrados, e por último a ganache de chocolate.

Se gostar, deixe alguns amendoins para decorar.

Se gostar, leve para gelar por algumas horas. Caso contrário, deixe em temperatura ambiente, desde que não esteja acima dos 20 graus.

Pessoal, eu tenho certeza de que vocês gostaram!
Obrigada Alê por todo esse cuidado e carinho na escolha da receita, eu simplesmente amei!

* * * * * * * * * *
E vamos ver o que as outras cirandeiras cozinharam? Acessem os links abaixo para conferirem as receitas:



E eu já estou aqui, saboreando o meu pedaço...
Beijos e até...
Cintya Maria



6 comentários :

  1. Cintya,
    Há alguns anos, sobremesa era algo que não me atraía. Aos poucos, fui beliscando uma coisinha aqui, outra ali. Agora, nem que seja uma fruta seca, sinto falta de um docinho.
    Tenho um formigão em casa, então estou sempre agradando ele também.
    Boa sugestão da Alê!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi parceira de Ciranda, de vida de blogueira e de formiga... Essa torta é deliciosa, é difícil de controlar a vontade de comer um, dois, três pedacinhos...
    ótimo fazer par com você outra vez, adorei a sua receita, mais uma vez formamos uma dupla doce. Irresistível eu diria. kkkkk
    Beijos
    Alê

    ResponderExcluir
  3. A tarte além de linda tem um aspecto super guloso, adorei

    ResponderExcluir
  4. Nossa que torta é essa, linda e deliciosa!! Eu como sou formiguinha também e não resisto a um doce, já estou babando aqui na frente do computador. Os seus pãezinhos também são um delírio e ainda com geleia caseira de goiaba, que sonho!! Assim eu não resisto...rsrs. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Realmente irresistível essa sobremesa, Cintya! Já estou aqui salivando,
    Já vim da Alê e provei do seu delicioso pãozinho. Maravilha!
    Bj e obrigada por cirandar conosco,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. As formiguinhas e formigonas (eu!!!) ficaram muito felizes com essa dupla de duas blogueiras! Já guardei a receita dessa torta e de seus pãezinhos - chiquerésimos para um chá da tarde. Beijinhos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!